Nossa história




Tudo começou quando um grupo de pessoas da comunidade, preocupado com o futuro dos jovens venancenses, iniciou um movimento com a intenção de abrir um Ginásio na localidade, e isso se concretizou com uma reunião no dia 30 de junho de 1959, onde foi eleita a primeira Diretoria, por aclamação:

Presidente de Honra: DR. Ignácio Tostes Machado, Presidente: Dr. José Alves da Silva; Primeiro Vice-Presidente: Antonio Goulart Cerqueira; Segundo Vice-Presidente: Antonio Rosmaninho; Terceiro Vice-Presidente: Rubens Cerqueira Sette; Primeiro Secretário: João Goulart Ligiéro; Segundo Scretário: Celso Cerqueira Bastos; Primeiro Tesoureiro: Hermes Novais Leite; Segundo Tesoureiro: Marcello Garcia Costa; Secretário Geral: Altair dos Santos Ferreira Amaro;Conselho Fiscal: José Maximiano da Silva, José Eliézer Garcia Pinto e Agnaldo de Paula; Suplentes: José Rosmaninho Junior, Gutemberg Cerqueira Azevedo e Paulo Garcia Bastos. Composta por venancenses ilustres com objetivo de providenciar o processo de documentação e professores, para legalizar o nascimento do novo curso e escolher o nome do futuro educandário. Por votação majoritária chamou-se GINÁSIO NICOLÁO BASTOS FILHO. E no seguinte ano, ano de 1960, iniciava-se a primeira turma de alunos do Ginásio Nicoláo Bastos Filho.

A luta foi difícil, mas o entusiasmo e o idealismo, tanto do grupo líder do movimento quanto da comunidade em geral, fez com que todas as dificuldades fossem vencidas.

DRº Tobias Tostes Machado muito contribuiu para a criação e funcionamento deste colégio, era representante da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos(CNEG)_ ENTIDADE FILANTRÓPICA,sem fins lucrativos - onde os professores lecionavam sem ordenado e todo o serviço prestado era voluntário, sem remuneração .

Tomadas as primeiras providências, iniciou-se em dezembro de 1959,o curso preparatório para o Exame de Admissão ao Ginásio, ministrado até 15 de janeiro de 1960 pelos professores Altair dos Santos Ferreira Amaro,Romilda Florinda Cavalheiro, Dorila Cardoso Rosmaninho e Maria Tereza Rosmaninho Ferreira, que pelas aulas nada receberam.

O aproveitamento foi muito bom e os exames foram realizados em 18 e 19 de fevereiro de 1960, nas dependências do Grupo Escolar Comendador Venâncio Garcia, onde passaria a funcionar provisoriamente e em horário noturno, o GINÁSIO NICOLÁO BASTOS FILHO.

As aulas do primeiro ano ginasial iniciaram-se no dia 12 de março de 1960. Professores, foram: Altayr dos Santos Ferreira Amaro-Geografia; Maria José Rosmaninho Pinho-Francês; Maria Tereza Rosmaninho Ferreira-Matemática e Português; Dorila Cardoso Rosmaninho- Matemática; Hilarina Coelho Netto-Latim; Romilda Florinda Cavalheiro-História; Jenny Mendes de Oliveira Bastos-Artes Aplicadas; Fernando-Português.

Em 13 de setembro de 1960, pela Seccional de Campos, Ministério de Educação e Cultura, foi concedida autorização de funcionamento-Pot.n.788, batalhada pelo Presidente Dr. José Alves da Silva e Dr.Tobias Tostes Machado(Secretário de Educação).

O GINÁSIO NICOLÁO BASTOS FILHO firmou-se, floresceu, recebeu a transferência de alunos que estudavam em outros colégios, formou sua primeira turma de bacharelandos em 1963. 
Em 1971, sob a influência e persistência do Dr. José Alves da silva e Dr. Tobias Tostes Machado, foi concedida sede própria, pelo Estado do Rio de Janeiro,que comprou do Governo Federal o estabelecimento do antigo Departamento de Café que estava desativado e doou para o funcionamento do Ginásio Nicoláo Bastos Filho.Nesta época, assumiu o cargo de Diretor o Reverendo Padre Roberto G. Guimarães.
De lá para cá, já atuando como diretor a Professora Vânia Machado Amaro, o caminho estava traçado: com a criação do 2º Grau, ministrando os Cursos de Formação de Professores-Port.nº76 de 28/02/1978 e Téc. em Contabilidade-Port.nº 3772-ECDAT de 07/12/1982, passou chamar-se Colégio Nicoláo Bastos Filho(CNBF), convênio de parceria entre a Campanha e a Secretaria de Educação.
À dedicação extremada de nomes como Maria Tereza Rosmaninho Ferreira, Jenny Mendes de Oliveira Bastos, Vânia Machado Amaro,Marcelo Garcia Costa,Geraldo José Bastos Dornellas, Maria Aparecida Rezende Garcia, Celso Cerqueira Bastos, Washington Ferreira da Silva,Elza Miranda Ligiéro , Antonieta Oliveira Pinto e tantos outros que não faziam conta de doarem trabalho, ou horas de lazer, ao desprendimento dos jovens professores que não se abstinham das aulas junto aos alunos carentes apesar de remuneração irrisória- e aí pode-se nomear Jane Peixoto Rocha, Célia Maria Gonçalves, Lecy Gomes, Lucy Gomes, Maria Yolanda Freitas, Catarina Marcolongo, Sandra Rosmaninho Amaro, Nélia Maria Soares Costa, que movidas pelo idealismo matricularam-se na Faculdade para cumprir exigências de habilitação; ao desvelo dos serventes Eduardo Ludugério, que era zelador do prédio IBC, Francisco José Teixeira Adelina Freitas Onofre, Geralda da Silva Garcia e Flaviana Pereira Teixeira que mantinham a limpeza do educandário, a execução da merenda e ainda ajudavam na disciplina interna; ao apoio constante da comunidade, atribuiu-se o período áureo de entrosamento e amor, de crescimento e apego, de vivência quase familiar, de formação de laços fortes que jamais se desfarão. 
O Colégio tornou-se a alma de Comendador Venâncio!
A ele recorriam os jovens das localidades mais próximas, como Laje do Muriaé, Raposo, Retiro do Muriaé e Patrocínio do Muriaé-MG.
Os tempos eram difíceis , quase não haviam verbas,tudo era feito com muito esforço, mas o educandário crescia em cursos outros que formavam e educavam, não somente instruíam.
Graças à abertura concedida pelo Presidente da época, Srº Cândido Cerqueria Bastos- sempre atento e cordato - e à Diretotria do Centro Regional de Educação
e Cultura (CREC) de Itaperuna, Professora Lia Martinez Ferreira Dias (que mais tarde veio a ser também Presidente do Setor Local de Comendador Venâncio) e à boa vontade da Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Professora Mirtes Wenzel, o Convênio foi firmado em 23/12/1977 e inicio-se um período de franca prosperidade: salas foram montadas, maquinário foi incrementado, material de escritório, equipamentos de limpeza, inovações didáticas foram recebidos com certa largueza e outros cursos puderam ser implantados com a chegada de novos professores, dessa vez assumidos pelo Estado.
Em 07/04/83 - Port. SEE nº3772 ECDAT 07 /12 /82- iniciou-se, o Curso de Técnico em Contabilidade, coordenado pelo prfº João Goulart Ligiéro e o Professor Aarão Garcia Filho assumiu a Matemática do 2º Grau. O quadro de professores tornou-se estadual. Aos poucos, vieram outros professores designados através de concursos.
Foi em 1983, através da Resolução nº 775 de 28/09/1983, publicada no Diário Oficial em 03/03/1983 que o Colégio absorvido pela rede estadual, passando a chamar-se COLÉGIO ESTADUAL NICOLÁO BASTOS FILHO .
Em 11 de Agosto de 2005, Res. SEE nº 2764, foi implantado o EJA. 

Iluminando a juventude, vem seguindo seu destino...


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário